LuzCont

Contabilidade para Dentistas e Consultórios

Contabilidade Para Dentistas

Primeiramente, para que os dentistas e os consultórios odontológicos estejam devidamente enquadrados na legislação é necessário realizar o planejamento tributário adequado, encontrando a melhor forma de atuação e, para isso, é necessário contar com a assessoria de uma contabilidade para dentistas e consultórios.

A forma de atuação é que irá definir os impostos para dentistas que serão pagos e como esses gerarão impactos na lucratividade. A contabilidade é necessária então para que o profissional mantenha sua adequação conforme a legislação.

No primeiro momento, o dentista deve definir qual é a melhor condição para desempenhar suas atividades, como profissional liberal ou empresa.

Em ambos os casos, é recomendável que o dentista procure uma contabilidade para dentistas e busque se esclarecer sobre os aspectos legais e tributários. Para que assim possa exercer suas atividades cumprindo todas as determinações para a área profissional. Neste post falaremos sobre a importância da contabilidade para dentistas. Para saber mais, basta continuar lendo!

Se prefere ir direto ao ponto e quer saber sobre a contabilidade e tributação para dentistas. Fale agora mesmo com nossos contadores clicando no botão abaixo:

Contabilidade Para Dentistas E Consultórios — Aspectos Legais

Entretanto! Seja atuando como profissional liberal ou como Pessoa Jurídica o dentista deve realizar o seu registro no Conselho Regional de Odontologia. Assim como na jurisdição da área que estiver trabalhando e solicitar a aprovação da Vigilância Sanitária de seu município.

Para facilitar toda essa burocracia, o profissional odontológico pode contratar o serviço de uma assessoria contábil para dentistas, que ficará responsável por atender esses quesitos. Procurando os órgãos necessários, conduzindo a documentação exigida e regularizando a situação do profissional.

Ou seja! Além dos aspectos legais referentes ao consultório, a contabilidade para dentistas que ficará responsável por cuidar de toda a parte contábil do negócio pode esclarecer todos os aspectos tributários e contábeis, permitindo que o dentista exerça suas atividades pagando a menor quantidade de impostos permitida pela legislação.

Atuação Para O Dentista — Pessoa Física ou Jurídica

Através da coleta de dados e informações realizada pela contabilidade responsável é possível também fazer uma previsão sobre a melhor forma de atuação para o dentista, como profissional autônomo ou como empresa.

No geral, recomenda-se que os profissionais autônomos formalizem as suas atividades enquanto Pessoa Jurídica, já que atuando dessa forma se paga menos impostos do que como Pessoa Física.

Para isso, a contabilidade para consultórios realiza todas as previsões de acordo com o planejamento orçamentário do profissional, verificando a melhor condição de atuação para o mesmo.

A questão da tributação é de suma importância nesse sentido. Uma vez que parte dos rendimentos serão recolhidos todos os meses e a escolha do melhor regime tributário de acordo com a forma de atuação pode gerar menor ou maior impacto nos rendimentos do consultório.

Para considerar o melhor regime tributário para o profissional através da contabilidade para dentistas e consultórios será necessário considerar os valores de faturamento. Comparando as simulações entre as modalidades de Pessoa Jurídica e Pessoa Física, analisando o mais vantajoso e realizando a definição.

No geral, quanto se atua como Pessoa Jurídica o dentista recolhe menor carga tributária do que como Pessoa Física. No entanto, é necessário, conforme citado, solicitar assessoria de uma contabilidade, que irá esclarecer a modalidade mais aconselhável de acordo com o cenário apresentado pelo dentista empreendedor.

Uma pequena comparação entre a carga tributária entre a atuação como pessoa jurídica e como pessoa física autônomo. Como pessoa jurídica o Dentista irá pagar uma alíquota que pode ser equivalente a 6% sobre o seu faturamento bruto e caso o dentista faça a opção de trabalhar como autônomo pessoa física o mesmo está sujeito a pagar uma alíquota mensal que pode chegar até 27,50% sobre o seu faturamento.

Contabilidade Para Consultórios

A princípio, a escolha da abertura de uma empresa para o consultório de odontologia pode trazer diversos benefícios ao empreendedor. A empresa pode optar por três tipos de tributação:

  1. Simples Nacional:
  2. Lucro Presumido: ou
  3. Lucro Real.

O regime tributário deve ser escolhido por meio de simulações sobre o faturamento e as despesas do consultório, optando pelo regime que permite menor taxa de tributação perante a legislação.

Normalmente, a tributação como pessoa jurídica é menor, o que será mais vantajoso para o profissional de odontologia que resolveu formalizar suas atividades.

Dependendo do planejamento tributário feito pela contabilidade para dentistas e consultórios, o consultório irá encontrar a menor tributação permitida na legislação.

Seja para dentistas autônomos ou para aqueles que atuam como Pessoa Jurídica, contar com a assessoria de uma contabilidade para dentistas e consultórios é essencial para manter o bom funcionamento do negócio. Assim como ficar em dia com as suas obrigações fiscais.

Além disso, a contabilidade para dentistas e consultórios consegue monitorar dados e informações através de relatórios orientando o empreendedor quanto as melhores decisões a serem tomadas Visando sempre a expansão e crescimento do negócio.

Conclusão

Enfim! Chegamos ao final desse conteúdo, contudo! Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida  pode contar conosco para mais  esclarecimentos.

Sair da versão mobile