Como abrir um CNPJ para Afiliados e Infoprodutor?
Quer saber como abrir um CNPJ para Afiliados e Infoprodutor? Para você que trabalha nas plataformas (Hotmart, Monetizze, Eduzz, BRAIP, Amazon) e outras, precisa ter um CNPJ urgente.
Primeiramente, nos somos especialistas em negócios digitais, bem como seja ela; abertura de CNPJ, liberação de nota fiscal ou acompanhamento tributário para redução de impostos.
CNPJ MEI, Cuidado!
Primeiramente esclarecerei que o tipo de empresa MEI, ele não é permitido para afiliado! Tem muitos afiliados que estão trabalhando como MEI colocando CNAE de promoção de vendas, porém afiliado não realiza promoção de vendas.
Promoção de vendas é para quem trabalha fazendo divulgação de um produto! Por exemplo, numa feira ou supermercado. Enfim! Exposição de alguma marca.
Afiliados não faz isso, o correto é! Intermediação de negócios, por isso não pode ser MEI. Por outro lado, o infoprodutor pode começar como MEI, porque a atividade do infoprodutor é treinamento e desenvolvimento profissional e esse CNAE é permitido ao MEI. Estarei te dando algumas opções de tipos de empresa para você estar realizando a abertura.
Tipos de Empresa
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) : É um tipo de empresa que tem a mesma proteção jurídica da EIRELI, porém a EIRELI foi extinta ! Nela você pode começar com um capital social de R$ 10mil por exemplo, já na EIRELI você precisaria integralizar um capital de 100x o salário mínimo. Então a SLU é o melhor tipo de empresa para quem busca uma proteção jurídica.
- EI ( Empresa Individual) : Existe também o tipo de empresa EI (empresário individual) que é como se fosse uma evolução do MEI. Nela você pode faturar mais, porem ela não traz a proteção jurídica da SLU sobre os seus bens pessoais.
- LTDA ( Sociedade Empresarial Limitada): Esse é um modelo mais comum, ou seja ele permite você ter um ou mais sócios, no entanto, você que está pensando em abrir um CNPJ e quer ter sociedade, enfim esse é o modelo ideal para você.
Passo a Passo
Abrir um CNPJ para Afiliados e Infoprodutor envolve vários procedimentos em diversos órgãos do governo. Antes de começar todo o processo é necessário solicitar uma viabilidade de abertura de empresa na junta comercial.
Nessa viabilidade que saberemos se é possível ou não abrir a empresa com as informações apresentadas. Contudo, normalmente a viabilidade demora até 3 úteis para liberar a autorização de nome empresarial e validação das informações.
Passo a passo para abrir uma empresa:
- Fazer o certificado digital do CPF;
- Solicitar a viabilidade na junta comercial;
- Preencher o DBE para pedir o CNPJ na Receita Federal;
- Preencher a FCN integrando Junta Comercial e Receita Federal;
- Pagar as taxas;
- Assinar os documentos;
- Protocolar o processo de abertura.
Após a Junta Comercial analisar e aprovar o processo de abertura, será disponibilizado um número de protocolo. Logo após você informar o número do protocolo na Receita Federal, automaticamente todos os dados serão puxados, com isso e só preencher o documento básico de entrada (DBE) e validar as informações.
Em seguida você precisará voltar a junta comercial, e integralizar as informações preenchendo a FCN, automaticamente será gerado uma taxa. Após essa taxa for paga a Junta Comercial, vai estar disponibilizando um modelo padrão de contrato, com isso e só confirmar os dados e estar assinando com o certificado digital.
Esse foi o passo a passo para abertura de empresa para afiliados e Infoprodutor, agora falarei sobre a melhor tributação para você.
Qual é a Melhor Tributação?
Tanto para Afiliados ou Infoprodutor, que abriu o seu CNPJ o Simples Nacional é a melhor tributação para quem está começando, nessa tributação você pode iniciar com apenas 6%. Porém, para isso e necessário fazer um planejamento tributário.
A outra opção é o Lucro Presumido, independente do valor do seu faturamento ela varia de 13, 33% até 16, 33%, dependendo da sua cidade porque em algumas cidades o imposto Municipal é maior que outros, por isso tem essa variação.
Então essas são as opções tributárias para você infoprodutor ou afiliado, primeiro abra o seu CNPJ se enquadra no simples nacional e quando começar a faturar um limite que não seja mais interessante ficar no Simples Nacional, você pode migrar para o Lucro Presumido.
Fonte: Foto: Reprodução/Internet/Google imagens/Freepik
Conclusão
Enfim! Chegamos ao final desse conteúdo, contudo! Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida pode contar conosco para mais esclarecimentos.