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Como diminuir a inadimplência do seu negócio?

A inadimplência é um dos maiores problemas na vida de um empreendedor preocupado com o empreendimento, pois possuir pagamentos atrasados pode ser algo que inviabiliza a continuidade de operações.

Esses problemas financeiros causam grandes prejuízos, já que o negócio precisará gastar mais dinheiro.

Desta maneira, a preocupação do empresário é saber como diminuir a inadimplência na empresa.

O pensamento ideal que esse empreendedor deve ter em mente é que não há uma receita a ser seguida e a melhor maneira de combater a inadimplência é evitando-a.

Para que isso seja possível será preciso que o empreendedor faça planejamentos e adote atitudes para diminuir a inadimplência de forma significativa.

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Como diminuir a inadimplência na empresa: estratégias efetivas.

Há algumas estratégias de como reduzir a inadimplência nos empreendimentos e que ajuda o negócio a atingir um novo nível.

1 – Gestão financeira

Gestão financeira é composta por várias ações e procedimentos administrativos vinculados ao controle, à análise e ao planejamento das atividades financeiras de um empreendimento.

A gestão financeira é muito importante para qualquer negócio, pois ajuda a combater a inadimplência, pois planejar é a chave para evitar problemas financeiros como esse.

É devido as estratégias de gestão financeira que haverá a administração correta dos recursos financeiros, que permite o fortalecimento da organização empresarial.

A gestão financeira é diretamente associada com a saúde do negócio, pois quando é bem-sucedida irá possibilitar na redução de gastos desnecessários e destinação adequada de recursos, ou seja, ajuda a diminuir a inadimplência.

2 – Gerenciamento de cobranças

Para combater a inadimplência, a melhor estratégia é possuir uma boa gestão de cobranças, pois os prejuízos causados pela inadimplência podem levar o desequilíbrio no caixa e pode afetar o capital de giro.

O objetivo dessa prática é justamente evitar com que os clientes fiquem inadimplentes, além disso, garante que a empresa seja eficiente no setor administrativo em relação às contas que precisam ser pagas e recebidas.

O gerenciamento de cobranças é benéfico, pois é possível identificar os clientes inadimplentes, há quanto tempo a dívida está aberta e qual é o valor esses consumidores devem.

Gerenciar as cobranças também contribui a diminuir a inadimplência, pois a recuperação dos índices de inadimplência torna-se mais fácil.

Além disso, o gerenciamento ajuda na personalização das soluções de cada um dos casos de inadimplência e faz com que o recebimento seja simplificado, pois há aumento no momento da negociação.

Riscos da inadimplência para o negócio

Há alguns prejuízos que a inadimplência pode causar para um negócio, sendo assim, é importante o empreendedor ficar atento a esses prejuízos para evitá-los.

Problemas para pagar contas

É preciso saber como reduzir a inadimplência, pois esse problema financeiro pode desorganizar o pagamento das contas.

Se o empreendimento possui uma reserva, pode ser que seja possível ter que mexer nesse dinheiro, entretanto não é indicado.

Desgaste no relacionamento com o cliente

É muito comum que haja falta de tato no momento de ter que cobrar um cliente que esteja inadimplente e isso é muito perigoso para uma empresa.

A cobrança malfeita, além de não ajudar a combater a inadimplência, também contribui para o desgaste com a relação entre o empreendedor e o cliente.

Fluxo de cobrança: conheça um pouco sobre a régua de cobrança

Entenda como a régua de cobrança pode ser efetiva dentro de uma empresa e proporcionar diversas vantagens para o negócio de um empresário de sucesso.

Régua da cobrança e o boleto bancário

O boleto bancário é algo mais sério no setor da cobrança, pois em casos como esse o cliente necessita fazer ações concretas para que o pagamento seja efetuado.

Portanto, o empreendedor necessita que a sua empresa tenha acesso a ações que possam evitar a inadimplência, como SMS, e-mail, meio de pagamento de contingência e área do cliente.

A estratégia é utilizar o e-mail como principal ferramental para conseguir resultados, pois as mensagens automáticas enviadas ao cliente poderão resultar de forma positiva.

O conteúdo desses e-mails precisa possuir as seguintes características:

  • Variáveis dinâmicas do sistema do empreendimento;
  • Dia de vencimento da fratura;
  • Link com disponibilizando o boleto atual;
  • Valor original da cobrança.

Opte por provedores confiáveis e utilize alguns títulos que possam chamar atenção como:

  • Lembrete;
  • Não se esqueça;
  • Atrasou, mas ainda dá tempo;
  • Possível suspensão, pague o boleto agora mesmo.

Além do e-mail para ajudar a evitar problemas financeiros cobrando os clientes inadimplentes, há também o SMS.

No entanto, essa ferramenta pode ser vista com maior agressividade pelo consumidor, por isso, faça com que as mensagens enviadas no formato de SMS, direcione o cliente para o e-mail.

O WhatsApp também é uma excelente opção de cobrança, porque atualmente as pessoas estão muito conectadas nessa ferramenta de comunicação.

Controle Financeiro da Empresa

Automatização do processo de cobrança

A automatização do processo de cobrança está cada vez mais presentes nos empreendimentos devido as vantagens proporcionadas por esse tipo de trabalho. Conheça alguns desses benefícios.

Melhorias na gestão de planos

Um dos benefícios da automatização de cobrança é a possibilidade de o cliente poder a escolher a melhor data de vencimento para que o pagamento da conta seja efetuado, portanto, evita atrasos e ajuda a diminuir a inadimplência.

A organização é outra vantagem desse processo, desta maneira, erros são eliminados e tempo é economizado.

Controle Financeiro

O controle das finanças não é uma tarefa fácil de ser executada, pois são centenas de pagamentos e recebimentos, clientes, fornecedores e uma série de ações financeiras.

Erros podem ser evitados quando acontece a automatização do processo de cobrança, sendo assim, informações incorretas e imprecisas que poderiam causar prejuízos podem ser evitadas.

Gerenciamento de clientes de excelência

Quando o setor de cobranças é automatizado, a empresa passar a ter maior controle sobre os clientes e sobre as necessidades do consumidor.

Também ajudar a combater a inadimplência, pois será possível que a empresa ofereça melhores formas de pagamento, sem que aconteça atrasos e possibilidade de realizar o pagamento sem que haja multas.

Como criar regras de cobrança?

Um dos maiores desafios de uma empresa é saber como definir boas regras de cobrança e essa atividade precisa ser executada com bastante seriedade pelos responsáveis de uma empresa.

Quando um empreendimento não possui regras de cobrança bem definidas e aplicadas, a empresa pode ser prejudicada por problemas financeiros causados pela inadimplência, por exemplo.

Essas regras possuem o objetivo de seguir o sistema de cobrança da empresa, que define quais são as condições e estratégias que os clientes inadimplentes devem seguir.

São essas regras que notificam e cobram os consumidores seguindo o acordo feito quando a compra foi realizada.

Para criar regras de cobrança, o setor responsável por essa tarefa deve seguir as dicas como:

  • Possuir as informações dos clientes;
  • Ter estratégia de cobrança e negociação com os consumidores inadimplentes;
  • Possuir controle sobre o recebimento.

A regra de cobrança é uma ótima forma de como diminuir a inadimplência na empresa.

O bloqueio de clientes inadimplentes

É preciso ter muito cuidado em relação de como será feito a cobrança do cliente inadimplente, pois o relacionamento entre a empresa e o consumidor pode ser comprometida nesse momento.

O primeiro passo para evitar o bloqueio de um cliente que encontra em uma situação como essa é combater a inadimplência utilizando diversas estratégias de pagamento e cobrança, como já citado nesse texto.

Sendo assim, é importante deixar claro para o cliente os seguintes fatos:

  • Premiação dos bons pagadores;
  • A perda de benefícios dos clientes que atrasam suas contas;
  • Aviso do vencimento antes da data.

Analisar o cliente inadimplente também é muito necessário no processo de bloqueio ao cliente, portanto, perguntar-se sobre a importância desse cliente e como ele chegou a essa situação pode ajudar nessa etapa.

Tentar entender por que o cliente está inadimplente é uma forma de como diminuir a inadimplência na empresa, pois é uma forma de conseguir fazer com que esse consumidor paga o que estiver devendo ao empreendimento.

É importante salientar que o cliente deve ser bloqueado apenas em último caso, pois todo consumidor é importante para um empreendimento.

Controle Financeiro da Empresa

Terceirização de rotinas financeiras

A terceirização do setor financeiro é uma forma de delegar atividades que são relacionadas às finanças de um empreendimento para especialistas que não são do time de colaboradores daquela empresa.

A terceirização de gestão financeira possui o objetivo de cuidar de toda rotina financeira do negócio, desde o fluxo de caixa até os relatórios financeiros.

Desta maneira, uma equipe terceirizada passa a executar as atividades necessárias que irão evitar problemas financeiros, como diminuir a inadimplência, por exemplo.

   

 

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