Quais São As Burocracias Para Abrir Uma Empresa? Dicas, Sugestões!

dicas e sugestão para abrir uma empresa!

Quais São As Burocracias Para Abrir Uma Empresa? Dicas, Sugestões!

Empreendedores! Você aí que está querendo abrir a sua empresa e pensando “Quais são as burocracias para abrir uma empresa?” No entanto, ficar pensando na parte burocrática, não adiantará, não é mesmo? Então se você está passando por essa dificuldade esse conteúdo é para você. Contínua a leitura e entenda!

Passo a Passo Simples para Abrir um CNPJ

Primeiramente, somos especialistas em negócios digitais, bem como seja ela; abertura de CNPJ, liberação de nota fiscal ou acompanhamento tributário para redução de impostos. 

Primeiros Passos

A primeira coisa a se fazer é separar todas as documentações básicas como: (RG, CPF ou CNH) ou qualquer outro documento compatível, por exemplo, se você for é um profissional de classe como: (Arquiteto, Engenheiro, Médico, Dentista ou Representante Comercial) a sua carteira é habilitada como documento de identificação também.

Por fim, uma dúvida recorrente de muitos no ato da abertura é se o comprovante de endereço precisa estar no nome do titular e a resposta é “não”.

Continuando com os documentos necessários estarei deixando logo a baixo um checklist dos documentos:

  1. RG, CPF, CNH ou outro citados anteriormente;
  2. Comprovante de endereço residencial do titular da empresa;
  3. Titulo de eleitor ou recibo da declaração de imposto de renda;
  4. Comprovante de endereço da empresa;
  5. Estado civil do titular da empresa (certidão de casamento);
  6. Profissão do titular da empresa;
  7. Capital social a ser investido para montar a empresa (investimento total para abrir o negócio) e (porcentagem de cada sócio);
  8. Razão social (Nome empresarial)
  9. Nome fantasia da empresa;
  10. Telefone da empresa;
  11. E-mail da empresa;
  12. Atividades da empresa; e por último
  13. Número do IPTU do endereço da empresa

OBS: Caso o administrador for servidor público deverá ser nomeado um terceiro como administrador, ou se por ventura se você for aposentado pelo INSS, você não poderá abrir empresa no seu nome tendo assim que, abrir no nome de outra pessoa. Logo em seguida estarei te mostrando o passo a passo de como é  realizado a aberturada de um CNPJ.

Abertura de um CNPJ 

Para você conseguir abrir um CNPJ sem dor de cabeça de forma rápida é tranquila, abrir um CNPJ envolve vários procedimentos em diversos órgãos do governo. Antes de começar todo o processo é necessário solicitar a viabilidade para abertura da empresa na junta comercial.

Nessa viabilidade que saberemos se é possível ou não abrir a empresa com as informações apresentadas, normalmente a viabilidade demora até 3 úteis para validação das informações.

Passo a passo para abrir uma empresa:

  1. Fazer o certificado digital do CPF;
  2. Solicitar a viabilidade na junta comercial;
  3. Preencher o DBE para pedir o CNPJ na Receita Federal;
  4. Preencher a FCN integrando junta comercial e receita;
  5. Pagar as taxas;
  6. Assinar os documentos;
  7. Protocolar o processo de abertura.

Após a junta comercial analisar e aprovar o processo de abertura, será disponibilizado no site da junta comercial o contrato social e link para gerar o CNPJ na Receita federal.

Esse foi um passo a passo para abertura de um CNPJ.

Em poucos dias você vai ter sua empresa aberta, porque abrir uma empresa tem ficado cada dia mais rápido, mas é importante contar com quem entende de abertura de empresa, para não ter atraso e nem dor de cabeça.

Após ter constituído sua empresa, você irá à Prefeitura do seu município e deve solicitar os seguintes Licenciamentos.

Licenciamentos

Entretanto, após o CNPJ constituído não é o suficiente, você terá outras licenças para realizar como:

  1. Alvará de Funcionamento;
  2. Inscrição Municipal; é por último
  3. Emissão de Nota Fiscal.

1. Alvará de Funcionamento

Entretanto! O Alvará de Funcionamento é concedido a prefeitura do seu município e os documentos exigido são:

  • Planta do imóvel onde você abrirá seu negócio;
  • Cópia do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • O Setor, Quadra e Lote do imóvel;
  • Escritura do Imóvel e contrato de locação se for o caso.

Contudo, é obrigatório ter a autorização do Corpo de Bombeiros para a abertura.

2. Inscrição Municipal

Primeiramente, é preciso você entender o conceito, no Brasil a Inscrição Municipal (IM) é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. E é de caráter obrigatório para as empresas que prestam serviços.

3. Emissão de Nota

Contudo! Após ter realizado todas as liberações necessárias, você deve estar se perguntando “é como emitirei nota fiscal?”. Pois, bem! Você terá 2 opções:

  1. Solicitar o acesso à prefeitura: Nessa opção você deverá ir até à prefeitura e efetuar um cadastro de solicitação para você conseguir ter acesso ao portal do site.
  2. Contratar alguma contabilidade que forneça esse serviço.

Por fim! Achou complicado? Fique calmo, nós temos sistema de emissão de nota fiscal, é grátis para nossos clientes da contabilidade.

dicas e sugestão para abrir uma empresa!Fonte: Internet/Freepik

Conclusão

Enfim! Chegamos ao final desse conteúdo, contudo! Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida  pode contar conosco para mais  esclarecimentos.

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