Contabilidade para Academias

Contabilidade para Academias

Já pensou em pagar menos impostos na sua Academia? A tributação de uma academia é muito alta e complexa e para pagar menos impostos na academia é preciso contratar uma contabilidade especializada para academias.

A carga tributária é uma das coisas que mais vão preocupar os empresários na hora de abrir sua empresa, seja em qualquer seguimento, isso acontece pelo nosso país ser um dos que mais tributam no mundo, por isso, ter uma gestão tributária eficiente é muito importante para a gestão financeira de qualquer empresa.

Quer saber como abrir uma academia? Somos especialistas em abertura de empresas e podemos te ajudar a tirar seu projeto do papel, fale conosco, tire suas dúvidas sobre como abrir uma academia.

Incluindo todos aqueles que tem academia, afinal, também há impostos de uma academia como qualquer outro tipo de negócio. Portanto nem sempre os gestores das academias se atentem para esse fato, mas ele pode fazer a diferença.

Os impostos de uma academia e toda a questão tributária envolvida nesse processo é essencial para o sucesso da mesma, podendo influenciar até mesmo na quantidade de alunos, sabia?

Quer saber na prática como funciona a contabilidade para academias? fale direto com um dos nossos contadores especialistas, basta clicar no botão abaixo:

Para entender melhor como funciona continue em nosso artigo de hoje.

Planejamento para abrir uma Academia?

Antes de falar de impostos, vamos falar da abertura da academia, quando pensamos em abrir uma empresa, nos deparamos com várias dúvidas e uma das principais dúvida é como abrir o CNPJ para academia, continue lendo que vamos te explicar como formalizar sua academia.

O primeiro passo antes de tudo é elaborar o seu plano de negócio, opa! você deve estar se pergunta o que é esse tal de plano de negócio?

Ou seja o plano de negócio é o planejamento estratégico do seu negócio, nesse planejamento você vai descrever todas as informações para a abertura e manutenção da sua empresa, como por exemplo:

  1. Qual o investimento necessário para abrir sua academia?
  2. Quem é seu publico alvo?
  3. Qual o melhor local para abrir sua academia?
  4. Definir o nome da sua empresa;
  5. Quanto é o capital de giro necessário?
  6. Qual será a estratégia de marketing?
  7. Quem são os maiores concorrentes?
  8. Qual o tempo necessário para recuperar o investimento?

Quer saber quanto custa abrir uma empresa? Fale agora mesmo com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre como abrir uma academia.

Essas são algumas perguntas que você tem que responder no seu plano de negócio e isso necessita de uma analise e estudo do mercado que você está entrando. Esse é o primeiro ponto antes de iniciar a abertura da sua academia, agora vamos aos aspectos legais da formalização da sua academia, continue lendo.

Procedimentos para abrir uma Academia?

Agora vamos aos aspectos legais da sua academia, o primeiro passo para formalizar é contratar uma contabilidade para academias, só a contabilidade pode te dar todo apoio na abertura da sua academia, assim como na contabilidade e na gestão financeiro do seu negócio.

Agora vamos as etapas para abrir sua academia:

  1. Solicitar viabilidade na junta comercial do seu Estado, nesse processo iremos confirmar se é permitido usar o nome empresarial e se a atividade da empresa é permitida no local;
  2. Solicitar o pedido do CNPJ, preenchendo o DBE (documento básico de entrada no CNPJ)
  3. Após liberados a viabilidade e o DBE, sera necessário as assinaturas e reconhecimento de firma dos documentos;
  4. Em seguida é necessário protocolar os documentos na junta comercial do seu Estado;
  5. Pronto, seu CNPJ e contrato social serão disponibilizados;
  6. A partir de agora é necessário fazer o pedido dos alvarás de funcionamentos, junto a prefeitura, bombeiros, meio ambiente, vigilância sanitária e outros.

Agora com o CNPJ da academia em mãos, é hora de organizar as questões administrativas e financeiras, como abertura de conta bancária, montar a estrutura física, contratar funcionários, implantar sistemas de controle administrativo e financeiro e executar as estratégias de marketing.

Agora que você já sabe como abrir sua academia, vamos falar sobre a tributação para academia, continue lendo.

Gestão tributária e Impostos de uma academia

Manter a academia com os Impostos de uma academia pagos vai permitir uma regularização perante a fiscalização de órgãos do governo, isso por si só é economia e dor de cabeça a menos, já que reduz a chance da sua academia se sujeitar a fiscalização e multas.

E lembra que comentamos que toda a questão da gestão tributária pode influenciar até mesmo na quantidade de clientes? Isso acontece pela formação de preço do serviço pago.

Quanto mais carga tributária, consequentemente, mais Impostos de uma academia e com isso o custo do preço final vai ser elevado!

E aí que entra o segredo da contabilidade para academias, ela é necessária em todos os segmentos, e com a academia vai prestar um serviço atendendo todas as particularidades, e reduzindo essa carga tributária.

Visualizar os Impostos de uma academia vai depender do regime tributário escolhido por você, que pode ser o: Simples nacional, lucro presumido ou lucro real.

E quanto mais essa escolha for assertiva, menos os impostos de uma academia, no caso, da sua academia! Vamos dar um exemplo para você visualizar melhor.

Hoje por exemplo, no regime simples nacional se o contador for bom e fazer tudo de forma eficiente ele pode fazer que a sua academia pague uma alíquota de 6%, isso considerando que você tenha um faturamento médio de 15 mil reais.

Esse exemplo foi apenas para ilustrar a possibilidade de pagar menos impostos na academia. Vamos falar mais um pouco sobre a tributação, o setor de academias tem como as principais opções tributárias o simples nacional e o lucro presumido.

No simples nacional a tributação pode ser definida entre as alíquotas de 6% a 15,50%, mais isso vai depender do total do faturamento e do total da folha de pagamento de funcionários. Mais fique tranquilo, um escritório de contabilidade para academias pode te ajudar a pagar sempre menos impostos.

A outra opção tributária mais comum para academias é o lucro presumido, nessa opção, a tributação varia entre 13,33% a 16,33% dependendo do município onde está localizada a academia. Uma informação importante é que nessa opção tributária os impostos sobre a folha de pagamento são maiores do que na opção do simples nacional.

Esse foi só um exemplo para mostrar que encontrando a melhor contabilidade para academias, especializada no segmento do seu negócio você vai saber qual regime escolher, e o regime tributário para academias escolhido vai te beneficiar em questões de impostos, e dessa aumentar o resultado da sua empresa.

Essa escolha é feita principalmente pela faixa de faturamento, e tudo depende de cada caso, não tem como comparar sua academia com a de um amigo, por exemplo! E é isso que faz a figura da contabilidade para academias ser tão importante.

Com certeza você vai encontrar o melhor caminho graças ao contador e com isso pagar menos impostos podendo otimizar diversos setores da sua academia! Além disso há diversos outros benefícios como a visualização de gráficos e relatórios.

Você já conhece a contabilidade online? a Contabilidade online oferece muitos benefícios para sua academia, segue abaixo alguns exemplos de benefícios que sua empresa terá com uma contabilidade inovadora:

  1. Atendimento Online, rápido e sem burocracia;
  2. Envio e recebimento de documentos por meio digital, facilitando sua vida
  3. Sistema de gestão financeira para sua academia;
  4. Sistema de nota fiscal para sua academia;
  5. Planejamento tributário anual;
  6. Acessar em tempo real das informações da sua empresa;
  7. Outras vantagens.

Quer saber mais sobre a contabilidade para academias? entre em contato com nossa equipe de especialistas, vamos analisar seu negócio e te indicar a melhor opção para pagar menos impostos e apoio na gestão financeira da sua academia.

Documentos para abrir conta no banco

Agora que abriu sua empresa, é recomendado abrir uma conta da empresa no banco, afinal de contas você vai precisar utilizar os serviços bancários para gerenciar o financeiro da sua empresa.

Sua empresa precisa dos serviços bancários de transferência TED e DOC, depósitos, emissão de boletos, cartão de crédito, cheque especial, empréstimo, financiamento, máquina de cartão de crédito, seguros, talão de cheque e muito mais.

Mas quais os documentos para abrir conta em banco? Nós vamos listar abaixo uma relação de documentos padrão para abrir conta em banco para empresas, lembrando que pode mudar um pouco de banco para banco, mas o padrão é esse, conforme lista abaixo:

  1. Cartão de CNPJ;
  2. Contrato Social;
  3. Relação de Faturamento ou previsão;
  4. Comprovante de endereço da empresa;
  5. Documentos dos sócios;
  6. Comprovante de residência dos sócios;
  7. Comprovante de renda dos sócios;
  8. Certidão de casamento dos sócios;

Como contratar funcionário?

Agora que já abriu sua empresa, chegou a hora de tocar o negócio, e começa a necessidade de contratar funcionários para te ajudar a tocar a empresa. Mas fique calmo, nós podemos te ajudar a cuidar da folha de pagamento da sua empresa.

Logo abaixo vamos te explicar quais os documentos para registrar um funcionário, segue lista abaixo:

  1. Exame Admissional;
  2. Carteira de Trabalho;
  3. RG, CPF ou CNH;
  4. Título de eleitor;
  5. Comprovante de endereço;
  6. Certidão de nascimento de filho menores de 14 anos;
  7. Valor do Salário;
  8. Cargo que será registrado;
  9. Horário de trabalho do funcionário;

São esses os documentos necessários para registrar um funcionário na sua empresa;

Como fazer o Marketing?

Toda empresa precisa vender para ter sucesso e para vender você precisa divulgar sua empresa, esse assunto é muito importante pro seu negócio. Vamos falar um pouco sobre como fazer o marketing da sua empresa.

Existem algumas opções de marketing, por exemplo, você pode fazer o marketing da sua empresa fazendo campanhas na TV, campanhas publicitárias, eventos, panfletos, outdoor e outras.

Mas hoje venho dá uma dica de marketing diferente pro seu negócio. Quer saber qual? Atualmente as empresas estão saindo dos modelos tradicionais de marketing e publicidade, estão migrando para o mundo digital.

E no mundo digital existem algumas estratégias interessantes para divulgar sua empresa, como por exemplo: Redes sociais, Facebook, Instagram e outros.

Você pode também usar a estratégia de site para sua empresa, o site é a vitrine da sua empresa na internet, você pode até usar seu site para fazer e-commerce e vender pela internet.

Mas minha dica de ouro de hoje é você aparecer no Google, porque essa é a ferramenta de buscas na internet, você pode criar campanhas de anúncios da sua empresa.

Essas foram algumas dicas sobre o marketing de uma nova empresa, você está começando a empreender, por isso é muito importante se preocupar com o marketing da empresa.

Como fazer gestão financeira?

Outro ponto importante é a gestão financeira da empresa, e quanto antes começar a organizar as finanças da empresa mais segurança terá sua empresa.

A melhor forma de controlar as finanças é com um sistema de gestão, onde você possa organizar todos os detalhes, por exemplo: emissão de boletos, conciliação bancária, contas a pagar e a receber, controle de estoque, emissão de nota fiscal, controle de caixa, relatórios de inadimplência e muito mais.

Nós somos especialistas nesse assunto, podemos te ajudar a organizar as finanças do seu negócio, inclusive nossos clientes podem utilizar nossa plataforma de gestão financeira online. Com isso a gestão do seu negócio será mais fácil e seus dados ficam disponíveis pra acessar em tempo real.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest