Contabilidade para Engenheiros

contabilidade para engenheiro

Contabilidade para Engenheiros

Já pensou em pagar menos impostos na engenharia? Sabia que um planejamento tributário pode reduzir significativamente seus impostos e aumentar seu lucro, quer saber como pagar menos impostos?

A tributação para engenharia é muito alta e pode diminuir muito o lucro do engenheiro e quando comparamos a tributação para engenheiros autônomo é empresa de engenharia, essa diferença é enorme.

O primeiro passo para pagar menos impostos na engenharia é contratar uma contabilidade especializada que vai te ajudar a pagar menos impostos e uma contabilidade para engenheiros é ferramenta fundamental para te apoiar também na gestão das finanças do seu escritório de engenharia.

A contabilidade traz diversos benefícios às empresas de engenharia, ajudando o gestor ou o profissional autônomo a conhecer sobre a legislação e escolher o regime tributário que melhor se enquadra em sua categoria.

Mas como saber se você realmente precisa desse serviço? Isso é o que você descobrirá ao fim da leitura, considerando aspectos que podem influenciar na redução de custos.

Para saber mais sobre a contabilidade para engenheiros, basta clicar no botão abaixo e tire suas dúvidas com nossos especialistas.

Abrir empresa de engenharia para pagar menos imposto

Abrir uma empresa de engenharia pode reduzir muito os impostos para engenheiros, porque a tributação do engenheiro pessoa jurídica é bem menor do que o engenheiro pessoa física.

Quer saber como abrir uma empresa de engenharia?

Para abrir uma empresa de engenharia é necessário seguir alguns passos, por exemplo:

  1. Separar os documentos e informações;
  2. Solicitar a viabilidade de abertura de empresa na junta comercial;
  3. Solicitar o pedido de abertura do CNPJ através do DBE;
  4. Recolher as taxas da junta comercial;
  5. Fazer o certificado digital do CPF dos sócios;
  6. Elaborar o contrato social;
  7. Assinar digitalmente o contrato social;
  8. Protocolar no portal da junta comercial.

Com esses procedimentos, é possível abrir uma empresa de engenharia, mas é claro que antes de tudo é necessário conversar com um contador para engenharia, alguém que entenda do seu negócio para te dar todas as orientações para abrir sua empresa rápido e sem dor de cabeça.

Quer abrir uma empresa de engenharia agora? fale com nossos contadores, vamos te ajudar a tirar seu projeto do papel, clique no botão abaixo.

Contabilidade para empresas de engenharia

Contabilidade especializada para engenheiro

Engenheiros são muito bons em números, no entanto, os serviços realizados por uma contabilidade para engenharia são diferentes e mais específicos e não podem ser realizados por profissionais sem experiencia, é necessária uma empresa ou profissional especializado para tratar das obrigações contábeis.

Por isso, para cuidar dos números e dos resultados do negócio toda empresa de engenharia, assim como qualquer outra. Necessita da ajuda de uma empresa especializada em contabilidade para engenheiros para que a empresa fique em acordo com as suas obrigações fiscais.

Logo, uma das primeiras coisas a se fazer é disponibilizar à contabilidade os resultados da empresa nos últimos anos, demissões, contratações, investimentos e outras informações e dados que sejam relevantes.

O primeiro passo para que tudo dê certo e a empresa fique a par e em dia com as suas obrigações legais é ter uma relação transparente com a empresa de contabilidade para engenharia que irá prestar o serviço de assessoria contábil para engenheiros.

contabilidade para engenheiro

Benefícios da contabilidade para empresas de engenharia

Contratar o serviço de contabilidade para engenheiros é muito importante para a empresa e traz benefícios como:

  • Segurança das inscrições da empresa nos órgãos públicos;
  • Consultoria especializada para tomar as melhores decisões;
  • Gestão financeira, administrativa, patrimonial e de estoques;
  • Melhor formação de preço;
  • Financiamento a baixo custo;
  • Planejamento tributário;
  • Valorização da sua empresa;
  • Segurança nas relações trabalhistas;
  • Manutenção dos arquivos eletrônicos e;
  • Economia de tempo e dinheiro.

Diferenças entre atuar como empresa e engenheiro autônomo

Se você trabalha como prestador de serviços certamente já parou para analisar se era mais vantajoso trabalhar como autônomo ou como empresa e se tornar pessoa jurídica.

No entanto, a decisão depende de alguns fatores particulares como o tipo de atividade exercida e o rendimento mensal.

Alguns profissionais prestadores de serviços como os engenheiros autônomos podem exercer suas atividades normalmente sem abrir uma empresa, entretanto, é necessário avaliar se essa realmente é a melhor forma de atuação.

Na maioria dos casos, trabalhar como autônomo significa recolher mais impostos e, por isso, acaba sendo mais vantajoso abrir uma empresa de engenharia e atuar como pessoa jurídica.

Geralmente, se o rendimento mensal do prestador de serviços for superior a R$5 mil é mais viável atuar como pessoa jurídica.

O recolhimento de impostos, por exemplo, funciona de modo diferente para quem tem uma empresa, CNPJ e emite notas fiscais. Normalmente, a tributação neste caso é menor e costuma variar de 6% a 16%.

Sendo muito mais vantajoso trabalhar como empresa, visto que na pessoa física, autônomo, o engenheiro está sujeito a pagar até 27,5% de imposto de renda e 20% de INSS sobre o faturamento mensal.

Uma informação importante é que os profissionais de engenharia não pode atuar como MEI (Microempreendedor Individual).

Isso porque, engenheiros, médicos, advogados e qualquer outro profissional cujo exercício da função dependa de habilitação profissional não podem abrir um MEI. Neste caso, esses costumam optar por abrir uma ME (Micro Empresa).

Logo, para escolher a forma correta de regularização é necessário, além de considerar aspectos como atividade e faturamento, também analisar de que modo o negócio está regularizado e qual o aspecto societário que se enquadra na profissão em questão.

Para auxiliar nessa questão, um escritório de contabilidade para engenheiros poderia prestar a assessoria necessária e orientar quanto a melhor escolha.

Planejamento tributário para empresas de engenharia

O planejamento tributário para engenheiros é uma análise técnica realizada por um profissional especializado que conhece as legislações e as tributações para o seu negócio — pode ser um contador ou uma contabilidade para engenheiros.

O objetivo dessa análise é avaliar as diferentes formas de tributação e direcionar as ações do empreendedor de modo que ele cumpra e fique em dia com todas as suas obrigações fiscais e ainda recolha a menor carga tributária possível.

Para realizar um bom planejamento tributário é necessário analisar com cautela e profundidade quais os impostos a serem recolhidos pela empresa, para então. Reduzir custos e minimizar esse recolhimento de acordo com as interpretações da legislação.

Além disso, a contabilidade para engenheiros consegue te auxiliar na gestão financeira, administrativa, patrimonial e de estoques.

Portanto, dependendo da sua necessidade, a contabilidade de engenheiros fica responsável por gerir todos os setores e ainda orienta-lo quanto as melhores decisões a serem tomadas e possíveis oportunidades de novos negócios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Recomendado só para você
Abrir empresa em Catalão Já pensou em abrir uma empresa…
Cresta Posts Box by CP