LuzCont

Quanto custa para abrir uma empresa?

Atualmente muitas pessoas recorrem a abertura de um negócio para desfrutar dos benefícios que há nesse tipo de trabalho, porém, esses novos empresários não possuem diretrizes e ao menos sabem quanto custa abrir uma empresa.

Abrir uma empresa no Brasil pode ser um desafio devido aos diversos obstáculos, pois é uma tarefa cheia de questões burocráticas e possuí alto custo, entretanto, há facilidades nos dias atuais para concluir essa atividade.

As dificuldades encontradas nas etapas de como abrir uma empresa são barreiras que acabam atrapalhando o objetivo final, que muitas vezes acaba não é colocado em prática.

Abrir uma empresa é caro e esse custo assusta, principalmente quando esse valor é considerado apenas um investimento inicial.

Esses valores provocam inseguranças no empreendedor, que só verá os benefícios do negócio quando o empreendimento começar a obter lucros.

Mas não fique apreensivo, pois é possível abrir uma empresa no Brasil e concluir essa experiência com sucesso.

E pra facilitar sua vida, você falar com nossos contadores agora mesmo, basta clicar no link abaixo:

   

 

Como abrir uma empresa: os primeiros passos

O que motiva muitos brasileiros de abri um empreendimento é a vontade de ter mais autonomia e livrar da presença de um patrão.

É comum que muitas pessoas conseguem fazer com que a ideia de negócio se torne realidade e esse sonho é finalmente colocado em prática, entretanto, muitas pessoas dão início a esse sonho sem ao menos possuir planejamento.

Conheça algumas dicas essenciais no processo de abrir uma empresa

1 – Viabilidade da ideia

É preciso fazer um estudo detalhado sobre o mercado, antes de investir na ideia da empresa.

É preciso ter certeza que o negócio estará apresentando soluções reais para os problemas das pessoas, que poderão ser os possíveis clientes.

2 – Capital Inicial

É preciso fazer o cálculo de todos os recursos essenciais para que as atividades possam ser iniciadas, sendo assim, o capital inicial só poderá ser definido após essa conta ser realizada.

Os recursos fundamentais vão desde a aquisição de mercadorias e das máquinas, até mesmo com gastos que decoram a loja.

3 – Saiba quais são os custos de um negócio

É preciso saber muito além de quanto custa para abrir uma empresa, pois há outras despesas que também precisam ser pagas, como os gastos com o FGTS e o 13º salário de um profissional.

Portanto, entender quais são os custos de um negócio é muito importante nesse processo de abertura de empresa.

Plano de negócios para abrir uma empresa

O plano de negócios é um auxílio muito importante para um empreendimento atualmente, pois é capaz de traçar o plano geral do mercado, das atitudes de um empreendedor e do produto.

Sendo assim, é preciso saber como fazer um plano de negócios.

O plano de negócios permite que o empreendedor tenha acesso das seguintes informações:

  • Serviços;
  • Clientes;
  • Produtos;
  • Pontos fortes e fracos;
  • Fornecedores;

Essas informações são importantes, pois ajudam na identificação de problemas que um negócio pode sofrer e deixa o empreendedor ciente sobre quanto custa para abrir uma empresa.

Esse documento poderá descrever quais são os objetivos do empreendimento e como o empreendedor concluirá esse objetivo.

A importância do plano de negócio

Ao abrir uma empresa no Brasil, o empresário iniciante irá passar por diversos obstáculos, desta maneira, o plano de negócios entra em ação para ajudar os empreendedores que não possuem tanta experiência.

O plano de negócio é importante para os seguintes cenários:

  • Orientação para uma empresa que já esteja em atividade expandir;
  • Facilitar a comunicação entre os funcionários, investidores, sócios, clientes, parceiros e fornecedores;
  • Captação de recursos, sejam humanos, parcerias ou financeiros;
  • Organização de ideias ao iniciar novo empreendimento;
  • Apoio da administração de um negócio, em números e em estratégias.

O plano de negócio é uma parte muito importante para o empreendedor saber como abrir uma empresa.

Afinal, quanto custa abrir uma empresa?

O valor de uma empresa dependerá de qual é o tamanho do negócio que estará sendo investido.

A pessoa que desejar ter um empreendimento se questiona se abrir uma empresa é caro, essa é uma questão que foi trabalhada pelo Banco Mundial que revelou que para abrir uma empresa no Brasil é preciso de R$ 1.581,16.

Esse dinheiro, ou parte dele, poderá ser todo colocado em custos como:

  • Investimentos feitos no início do empreendimento e do registro da abertura do negócio;
  • Alavancagem de operações da empresa;
  • Manutenção das operações de do capital de giro;
  • Custos relacionados a questões burocráticas e ao capital social do empreendimento

Capital de giro: mantendo o negócio

Saber o que é capital de giro é muito importante entre os passos de como abrir uma empresa.

O capital de giro é essencial e possui grande serventia para um empreendedor de qualquer tipo de empresa, já que a saúde do negócio depende, em diversas situações, do dinheiro acumulado para essa finalidade.

O capital de giro trata-se do circulante de uma empresa para que seja possível arcar os custos e despesas ficas e variáveis.

Portanto, é o recurso financeiro que se encontra em estoque, os investimentos líquidos, os pagamentos que precisam ser recebidos, os valores em contas bancárias.

Tudo o que pode ser convertido de forma fácil para que obrigações sejam cumpridas e para manutenção do funcionamento da empresa também faz parte do capital de giro.

Manter o negócio só é possível quando o capital de giro continua forte.

A importância do capital do giro é que ele é reflexo do quanto uma empresa pode se dispor para adimplir e sanar as contas e obrigações.

Quando o capital de giro de um empreendimento encontra-se baixo, a empresa estará incorrendo em maior risco financeiro devido as eventualidades, imprevistos e necessidades.

Como visto, é preciso saber muito mais do que quanto custa para abrir uma empresa, pois há outras coisas que precisam ser entendidas pelo empreendedor, como a questão do capital de giro.

Planejamento e organização do negócio

Não basta saber como abrir empresa no Brasil, pois é preciso também manter o negócio, portanto, planejar e organizar são as características essenciais para conseguir atingir esse objetivo.

Os empreendedores precisam entender que o planejamento é a alma do negócio e é a chave de um empreendimento que irá crescer com bases sólidas.

O planejamento faz com que o empreendimento alcance os objetivos almejados com maior facilidade, é uma maneira do empresário conseguir tudo aquilo que sonhou quando decidiu abrir uma empresa.

Outra característica que é preciso em uma empresa que deseja crescer e se manter é a organização, um empreendimento organizado é sinônimo de sucesso.

A importância da contabilidade para uma empresa

A contabilidade para abrir empresa possui grande importância para a vida de um empreendimento principalmente se a empresa é gerenciada por um empresário iniciante.

Por meio dos registros contábeis, o empreendedor terá conhecimento sobre inúmeras informações, como:

  • Quanta custa abrir uma empresa e todas as dívidas de um empreendimento;
  • Tudo sobre giro de capital;
  • Giro de estoque;
  • Carga tributária;
  • Diversas informações úteis para planejamento, organização e gerenciamento de uma empresa.

Ao abrir uma empresa no Brasil, os empresários precisam entender das necessidades das informações proporcionadas pelo serviço de contabilidade, ao contrário, o empreendedor poderá sofrer prejuízos.

Desta forma, a contabilidade para abertura de empresa é uma ferramenta poderosa que possui importância, pois disponibiliza inúmeros dados para que o empresário possa gerir o negócio e fazer com que o empreendimento se desenvolva.

O contador dentro de uma empresa

O contador estará envolvido em diversas atividades de uma empresa, pois esse profissional irá disponibilizar as informações do negócio que serão usadas para o crescimento do negócio.

A parceria entre um contador e o empresário faz com que a empresa receba as melhores condições de administração, de gestão e de forma com que o empreendimento possa ser mais lucrativo e permanecer durante muito no mercado.

Portanto, é importante que o empreendimento crie uma relação com o contador e que seja um relacionamento que transborde confiança.

Desta maneira, os dois juntos possuirão uma visão estratégica e a capacidade de gerenciar a empresa será mais estratégica.

São diversos aspectos relacionados a abertura de uma empresa e vão além de saber quanto custa para abrir empresa e a pessoa que deseja possuir o próprio empreendimento deve entender isso.

   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.