LuzCont

Contabilidade para dentistas

Para que os dentistas e os consultórios odontológicos estejam devidamente enquadrados na legislação é necessário realizar o planejamento tributário adequado, encontrando a melhor forma de atuação e, para isso, é necessário contar com a assessoria de uma contabilidade para dentistas e consultórios.

A forma de atuação é que irá definir os impostos para dentistas que serão pagos e como esses gerarão impactos na lucratividade. A contabilidade é necessária então para que o profissional mantenha sua adequação conforme a legislação.

No primeiro momento, o dentista deve definir qual é a melhor condição para desempenhar suas atividades, como profissional liberal ou empresa.

Em ambos os casos, é recomendável que o dentista procure uma contabilidade para dentistas e busque se esclarecer sobre os aspectos legais e tributários. Para que assim possa exercer suas atividades cumprindo todas as determinações para a área profissional.

Neste post falaremos sobre a importância da contabilidade para dentistas. Para saber mais, basta continuar lendo!

Se prefere ir direto ao ponto e quer saber sobre a contabilidade e tributação para dentistas. Fale agora mesmo com nossos contadores clicando no botão abaixo:

   

 

Contabilidade para dentistas e consultórios – aspectos legais

Seja atuando como profissional liberal ou como Pessoa Jurídica o dentista deve realizar o seu registro no Conselho Regional de Odontologia. Assim como na jurisdição da área que estiver trabalhando e solicitar a aprovação da Vigilância Sanitária de seu município.

Para facilitar toda essa burocracia, o profissional odontológico pode contratar o serviço de uma assessoria contábil para dentistas, que ficará responsável por atender esses quesitos. Procurando os órgãos necessários, conduzindo a documentação exigida e regularizando a situação do profissional.

Além dos aspectos legais referentes ao consultório, a contabilidade para dentistas que ficará responsável por cuidar de toda a parte contábil do negócio pode esclarecer todos os aspectos tributários e contábeis, permitindo que o dentista exerça suas atividades pagando a menor quantidade de impostos permitida pela legislação.

Atuação para o dentista – Pessoa Física ou Jurídica

Através da coleta de dados e informações feita pela contabilidade responsável é possível também fazer uma previsão sobre a melhor forma de atuação para o dentista, como profissional autônomo ou como empresa.

No geral, recomenda-se que os profissionais autônomos formalizem as suas atividades enquanto Pessoa Jurídica, já que atuando dessa forma se paga menos impostos do que como Pessoa Física.

Para isso, a contabilidade para consultórios faz todas as previsões de acordo com o planejamento orçamentário do profissional, verificando a melhor condição de atuação para o mesmo.

A questão da tributação é de suma importância nesse sentido. Uma vez que parte dos rendimentos serão recolhidos todos os meses e a escolha do melhor regime tributário de acordo com a forma de atuação pode gerar menor ou maior impacto nos rendimentos do consultório.

Para considerar o melhor regime tributário para o profissional através da contabilidade para dentistas e consultórios será necessário considerar os valores de faturamento. Comparando as simulações entre as modalidades de Pessoa Jurídica e Pessoa Física, analisando o mais vantajoso e realizando a definição.

No geral, quanto atua-se como Pessoa Jurídica o dentista recolhe menor carga tributária do que como Pessoa Física.

No entanto, é necessário, conforme citado, solicitar a assessoria de uma contabilidade, que irá esclarecer a modalidade mais aconselhável de acordo com o cenário apresentado pelo dentista empreendedor.

Uma pequena comparação entre a carga tributária entre a atuação como pessoa jurídica e como pessoa física autônomo.

Como pessoa jurídica o Dentista irá pagar uma alíquota que pode ser equivalente a 6% sobre o seu faturamento bruto e caso o dentista faça a opção de trabalhar como autônomo pessoa física o mesmo está sujeito a pagar uma alíquota mensal que pode chegar até 27,50% sobre o seu faturamento.

Como pode ver, é muito mais vantajoso atuar como pessoa jurídica, para isso é necessário abrir uma empresa e dessa forma pagar menos impostos como dentista.

E para que tudo isso seja possível é preciso ter o apoio de um contador especialista na área de dentistas e consultórios de odontologia.

Contabilidade para consultórios

A escolha da abertura de uma empresa para o consultório de odontologia pode trazer diversos benefícios ao empreendedor.

A empresa pode optar por três tipos de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

O regime tributário deve ser escolhido por meio de simulações sobre o faturamento e as despesas do consultório, optando pelo regime que permite menor taxa de tributação perante a legislação.

Normalmente, a tributação como pessoa jurídica é menor, o que será mais vantajoso para o profissional de odontologia que resolveu formalizar suas atividades.

Dependendo do planejamento tributário feito pela contabilidade para dentistas e consultórios, o consultório irá encontrar a menor tributação permitida na legislação.

Seja para dentistas autônomos ou para aqueles que atuam como Pessoa Jurídica, contar com a assessoria de uma contabilidade para dentistas e consultórios é essencial para manter o bom funcionamento do negócio. Assim como ficar em dia com as suas obrigações fiscais.

Além disso, a contabilidade para dentistas e consultórios é capaz de monitorar dados e informações através de relatórios orientando o empreendedor quanto as melhores decisões a serem tomadas Visando sempre a expansão e crescimento do negócio.

Nós aqui na LUZCONT Contabilidade somos especialistas no atendimento a contabilidade para dentistas e consultórios de odontologia.

Conseguimos através de um bom planejamento tributário reduzir a carga tributária gerando assim um maior resultado.

Além de tudo isso, ainda podemos te ajudar na organização financeira do seu negócio. Com nosso sistema de gestão financeira em nuvem todas contas do consultoria ficaram bem organizadas e podendo ser gerenciadas de qualquer lugar.